segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estudante de 13 anos vence concurso de redação sobre combate à corrupção

Assessoria de Comunicação Social        Classificação da Notícia: Cidadania
09/10/2012 14:06:28
Redatora: Anbar - MTbBA 690

Estudante de 13 anos vence concurso
de redação sobre combate à corrupção

Aos 13 anos de idade, Júlia Andrade, estudante da rede pública municipal, já tem ideia formada sobre o papel de cada cidadão no combate à corrupção e defende uma sociedade mais justa. Ela foi a vencedora do concurso de redação cujo tema foi “Corrupção, o que você tem a ver com isso?”, e em seu texto defendeu o cuidado que as pessoas devem ter na hora de escolher seus candidatos. Disputando com 4.500 alunos da 8ª a 9ª séries, ela recebeu o prêmio hoje, dia 09, durante solenidade realizada na sede do Ministério Público estadual, presidida pela promotora de Justiça Heliete Viana, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam).

O concurso é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) com o jornal Tribuna da Bahia e participação do MP por meio do Gepam. Heliete também é coordenadora estadual da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” que virou tema da redação do concurso e para ela, o evento é um dos frutos da parceria que vem se dando com vários segmentos, sempre com o objetivo de mostrar que a fiscalização das ações de quem exerce cargo público é tarefa de qualquer cidadão, independentemente da idade que tenha.

Os alunos que ora participaram do concurso, segundo ela, são futuros eleitores que devem estar conscientes do processo do exercício da cidadania. A vencedora é aluna da Escola Municipal Amélia Rodrigues, com endereço no bairro do Tororó e recebeu o prêmio das mãos da coordenadora de ensino da Secult, Gilmária Cunha, que representou o secretário João Carlos Bacelar. Em segundo lugar, ficou Pedro Alvares da Silva, também de 13 anos, da Escola Municipal Governador Roberto Santos (Saboeiro-Cabula), que teve o prêmio entregue por Ana Beatriz Sampaio, diretora de marketing que representou o diretor-presidente do jornal Tribuna da Bahia, Walter Pinheiro. Coube a Heliete Viana entregar o prêmio da terceira colocada, Jade Barreto Soares, de 14 anos, estudante da Escola Centro Educacional Carlo Novarese (Liberdade).


O nível das redações foi elogiado pelos organizadores do evento que teve a solenidade prestigiada por coordenadores de ensino, diretores de escola, professores, servidores e estudantes. A temática do concurso deu-se após a assinatura de um Termo de Compromisso assinado entre a Secult e o MP e Heliete ressaltou que essa parceria com a sociedade tem se mostrado muito positiva e experiências como essas têm um cunho social relevante podendo, no caso dos estudantes, dar um norte, promover descobertas quanto a vocação de cada um.
 

ASCOM/MP – Telefones: (71) 3103-0446/ 0449/ 0448/ 0499/ 6502

Fonte: MP/BA

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100