sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MP capacita servidores da Justiça para trabalhar com usuários de drogas

Assessoria de Comunicação Social        Classificação da Notícia: Segurança Pública
23/10/2012 11:46:57
redator: Gabriel Pinheiro   DRT/BA 2233

MP capacita servidores da Justiça para
trabalhar com usuários de drogas

Capacitar servidores da Justiça, mais especificamente ligados ao sistema prisional, para lidar com internos que usam ou abusam de substâncias psicoativas. Com esse objetivo, o Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp) em parceria com a Fundação Escola Superior do Ministério Público (Fesmip) e com o apoio do Centro de Estudos e Tratamento do Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia (Cetad), abriu ontem, dia 22, o 'Curso de Capacitação no Campo de Substâncias Psicoativas e Seus Usos', no auditório da Fesmip, no Jardim Baiano, em Salvador. “Nossa meta, com esse trabalho, é encirtar a distância entre os problemas das drogas no sistema prisional e tratamento eficaz”, afirmou o promotor de Justiça Geder Gomes, coordenador do Ceosp, que integrou a mesa de abertura ao lado do diretor da Fesmip, promotor de Justiça Solon Dias; do promotor de Justiça da Vara de Execuções Penais, Edmundo Reis; do coordenador acadêmico da Femip, promotor Gilberto Amorim; do Secretário de Administração Penitenciária do Estado, Nestor Duarte; e da defensora pública Cinara Fernandes.

Hoje, 70% dos internos do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, assumem que usam ou são dependentes de alguma substância psicoativa, afirmou o secretário Nestor Duarte. “As drogas dificultam o nosso trabalho de reinserção do preso na sociedade, que é a finalidade primeira do sistema prisional”, destacou o secretário, que ressaltou a importância da parceria desenvolvida com o Ministério Público. Uma das metas do trabalho desenvolvido em conjunto é implantar no Complexo da Mata Escura uma estrutura de tratamento de usuários. “Treinar os profissionais que já estão no sistema, como estamos fazendo aqui, é uma etapa necessária para se atingir essa meta”, ressaltou Nestor, frisando o papel de profissionais de saúde preparados para lidar com o detento. A questão também foi apontada pelo coordenador do Ceosp. “Não podemos esquecer que a questão das drogas está ligada diretamente à saúde pública e não apenas à área criminal”, destacou Geder Gomes.


A palestra de abertura foi ministrada pelo Diretor do Cetad, professor Antônio Nery, que buscou quebrar paradigmas acerca da forma como a dependência química é compreendida. “primeiro é importante que quem vai lidar com o usuário de drogas saiba que ele é uma pessoa normal, e mais: que o crime não está diretamente relacionado ao uso das drogas. As questões são diferentes, mas precisam ser entendidas em paralelo”, ressaltou o psiquiatra, que apontou ainda a importância da parceria estabelecida com o Sistema de Justiça. “Estar aqui, ao lado do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Secretaria de Administração Penitenciária ajudando a conscientizar profissionais que lidam diretamente com o usuário, fornecendo a eles uma outra visão é uma grande conquista, resultado de um trabalho de 35 anos que tenho junto a essas pessoas. É um sinal de que os tempos estão mudando e que muitas coisas com as quais sonhamos ainda podem se realizar”, comemorou Nery. O curso será realizado até a sexta-feira, dia 26, na Fesmip.

ASCOM/MP – Telefones: (71) 3103-0446/ 0449/ 0448/ 0499/ 6502

Fonte: MPBA

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100